História breve da Sociedade Portuguesa de Fisiologia

Nos finais dos anos 80, os Professores Mirabeau da Cruz (1914-1996) e Luís Silva Carvalho (1954-2008) , do Instituto de Fisiologia em Lisboa, lançaram a ideia de constituir a Sociedade Portuguesa de Fisiologia. Depois de diversos contatos envolvendo outros responsáveis da Fisiologia da U Coimbra (Professor Fausto Pontes, 1934-2003) e da U Porto (Professor Soares Fortunato, 1936-2019), concretizou-se o I Congresso Nacional de Fisiologia, em Dezembro de 1991, na Faculdade de Medicina de Lisboa (Instituto de Fisiologia) . L Monteiro Rodrigues, então aluno de Doutoramento do Professor Luís Silva Carvalho, foi o secretário deste Congresso.

Mais de vinte cinco anos volvidos, a Sociedade Portuguesa de Fisiologia foi formalmente registada em 2017. Uma breve biografia dos fundadores é aqui incluída.

Luís Monteiro Rodrigues

Académico, Doutor pela U Lisboa (1992) . Professor titular de Fisiologia e de Fisiopatologia / Mecanismos de Doença, com interesse particular na função e regulação microcirculatória e em dermatologia experimental. Membro fundador e actual director executivo do Grupo EEMCO, faz parte de muitas sociedades científicas, incluindo a Physiological Society e a American Physiological Society, na qual integra o  grupo de educação P-MIG. Está envolvido no conselho editorial de várias revistas, como a Frontiers in Physiology (editor-convidado), sendo o editor-chefe da revista Biomedical and Biopharmaceutical Research. Foi distinguido com vários prêmios, sendo autor de mais de 500 publicações científicas, incluindo capítulos de livros e artigos em revistas especializadas.

Ana Sofia Fernandes

Graduada em Ciências Farmacêuticas (2004), obteve o seu doutoramento em Farmácia (especialidade de Toxicologia, 2010) pela U Lisboa. Titular de Farmacologia e Toxicologia da Universidade Lusófona, Ana Sofia é também Diretora Científica para a Inovação e coordenadora do Laboratório de Farmacologia e Terapêutica do CBIOS – Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde de U Lusofona. Recentemente (2018) recebeu o título de European Registered Toxicologist, e é delegado nacional das ações COST EU-ROS e NutRedOx. Publicou, desde 2007, 45 artigos científicos indexados no Scopus / Pubmed e recebeu várias distinções, incluindo o Early Research Career Prize (SFRR Europe, 2010). O seu principal interesse de pesquisa encontra-se na exploração do impacto dos RLO e dos moduladores redox na etiologia e progressão do cancro.

Hugo Duarte Ferreira

Hugo Alexandre Ferreira é graduado em medicina e em engenharia física tecnológica, e possui um doutoramento em Física na área das nanotecnologias aplicadas à biomedicina. Foi fundador e director geral da Haloris Nanotecnologias, uma empresa de desenvolvimento de biossensores para diagnóstico in vitro. Também trabalhou na Siemens Healthcare como especialista em tomografia computorizada e imagiologia por ressonância magnética antes de regressar à academia. Presentemente, ele é investigador no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). A sua investigação versa tópicos em imagem médica, oncologia, neurociências, interfaces cérebro-computador e computação fisiológica. É ainda coordenador e docente do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica na FCUL. É ainda fundador e director clínico da NeuroPsyAi, uma empresa que desenvolve soluções de apoio ao diagnóstico de doenças neurológicas e psiquiátricas usando imagens cerebrais e algoritmos de inteligência artificial. Ele é também fundador da EmotAI, uma empresa que desenvolve soluções de melhoria do desempenho humano, e em particular de atletas, com recurso à neurotecnologia. Por fim, é  avaliador, consultor e mentor de projetos e empresas na área das Ciências da Vida, Nanotecnologias, Dispositivos Médicos e Saúde Digital, entre outras.

 

News - Updates

Noticias

SEARCH

Go to top
JSN Sky 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework